Acervos, Bens Culturais e Patrimônio

Acompanha as transformações dos conceitos de acervos, patrimônio e bens culturais. Aborda questões relativas à cultura material e imaterial, à circulação de bens culturais e à reinvenção das noções de identidade e de representação, na contemporaneidade. Articula trabalhos que avaliam as transformações ocorridas no cenário de antigas cidades ao papel das políticas culturais em disputa, que introduzem novo consumo de bens culturais e imprimem novos usos e significados aos espaços públicos.

Alto Sertão: Economia e Sociedade

Propõe o estudo interdisciplinar dos modos de vida nos sertões baianos. Trata dos mecanismos de dominação e suas intersecções com o poder, das relações entre os homens e da dinâmica social entre segmentos, setores e grupos diferenciados. Desenvolve pesquisas que tematizam estudos sobre conflitos sociais, trabalhadores e minorias étnicas e culturais.

Educação, Linguagem, Cultura e Memória

Considera a formação e a pesquisa na perspectiva de leituras de mundo singulares e/ou plurais. Favorece o desenvolvimento educacional, em sintonia com políticas públicas, com interlocução entre o saber acadêmico e o desenvolvimento regional. Contempla estudos sobre cultura e memória e suas relações de sociabilidade. Incluem-se estudos de linguagem (lingüístico, discursivo, histórico), suas diversas formas de representação e expressão cultural